Início

Webinar:  28 Julho 2020 (16:30 PT)

ACERCA DO BOATS4SCHOOLS

O objectivo do projecto “Boats4Schools”: Um desafio educacional” é desenvolver uma metodologia lúdica e educativa que possa chamar a atenção dos jovens estudantes para a importância das oportunidades educacionais STEM como um caminho possível para uma carreira futura.

A metodologia desenvolvida no projecto está orientada como um desafio para jovens estudantes (12-17 anos de idade), que pode ser replicável em qualquer parte do mundo. A metodologia baseia-se num desafio em que os estudantes (trabalhando em equipa) terão de construir um pequeno barco (miniatura) sob um conjunto de regras como a alimentação por uma fonte de energia sustentável ou a construção do barco a partir de um material específico, e, ao fazê-lo, terão de entrar em contacto com várias tecnologias como o design 3D, Fabrico Aditivo, Fabrico na Cloud, Ferramentas de Engenharia Assistida por Computador (CAE), Ferramentas de Design Assistido por Computador (CAD), Computação de Alto Desempenho (HPC), Matemática, Física, Pensamento Inovador, Criatividade e tantas outras competências. Ao mesmo tempo que os alunos estão a construir o seu Barco e a preparar o Barco para o Desafio, estão a aprender conteúdos relevantes relacionados com a STEM+A (Arte/Criatividade), com a ajuda de um tutor (professor) que os orientará para a criação do melhor Barco que irá competir nos Desafios (Desafios Escolares Regionais, Desafios Nacionais e Internacionais). Além dos conteúdos relacionados com o STEM+A , cada equipa de alunos será solicitada a trabalhar outras competências como a comercialização dos seus barcos e a obtenção de patrocinadores, liderança de trabalho e apresentação perante um júri, auto-emprego e técnicas empreendedoras, entre outras competências transversais. Esta capacitação como equipa, será um trunfo importante para promover a inclusão social entre os jovens.

A metodologia que o projecto criou baseia-se numa actividade extracurricular seguindo uma abordagem educacional contemporânea – aprender fazendo – com o poder de estimular a atenção dos alunos e dar-lhes a oportunidade de promover a auto-aprendizagem , a participação activa e o desenvolvimento independente em campos educacionais que muitas vezes não são fáceis de envolver os alunos.

Com o Boat4Schools, os parceiros criaram uma forma amigável de envolver os jovens estudantes para serem mais positivos sobre os percursos profissionais da STEM e encorajá-los a escolher os estudos STEM.

Tarefas do Projecto

Benchmarking

Benchmarking com outras iniciativas semelhantes, em todo o mundo e recolher as melhores práticas

Definir

Definir a abordagem educacional e os recursos em paralelo com os objectivos e regras do desafio Boats4Schools

Executar

Realização de vários concursos experimentais (abordagem-piloto) nos diferentes países da parceria

Disseminar

Divulgar os resultados do projecto a nível nacional e europeu tentando difundir a metodologia do projecto a ser adoptada noutras escolas e países.

DISSEMINAÇÃO

PARTICIPAÇÃO EM CONFERÊNCIAS/APRESENTAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Para atingir o público alvo, algumas apresentações e um artigo, foiram preparados e apresentados/distribuídos em conferências nacionais/internacionais, e eventos comerciais relevantes:

  • 7th International Conference on Business Sustainability, Póvoa do Varzim, Portugal, 15 Novembro 2017
  • CECIMO – European Association of the machine tools and related manufacturing technologies, Additive Manufacturing  WG, Bruxelas, Bélgica, 27 Fevereiro 2020. Apresentação dos resultados do projecto.
  • INTED2020 – International Technology, Education and Development Conference, Valência, Espanha, 2 a 4 de Março 2020. Apresentação.

Publicação de paper: “Promoting sustainability awareness and technical competence development using an active learning constructivist approach. The project Boats4Schools” (https://library.iated.org/view/ROCHA2020PRO )

– 39 professores brasileiros (Universidades, escolas, etc.) ” Professores da Universidade de Lisboa e o Vice-Reitor da Universidade de Santiago, visitaram a escola CPI O Cruce e foram apresentados o progressos do Projecto, e todas as actividades que fizemos com impressão 3D no Boats4schools, 18 de Outubro 2018.

-Conferência de responsáveis de escolas acerca de projectos Erasmus no CPI O Cruce, Cidade da Cultura, Santiago de Compostela, Espanha.  5de Junho 2019.

Apresentação a 15 professores da Escócia em workshop no Centro “Cafi”. Foi mostrado algumas actividades do projecto. Cerceda, Espanha. 22 de Outubro 2019.

Boat4Schools apresentado com exemplos de barcos,e produtos produzidos, foram utilizados e explicados para divulgar o projecto durante o evento anual Girls in ICT Day chamado ICT-Go-Girls! – Día das Rapazas nas TIC 2019, (https://e-learning.cesga.es/ictgogirls/) que é celebrado para encorajar as raparigas a estudarrem, e depois trabalharem em áreas relacionadas com as TIC.

IMPRENSA/MÉDIA

“La Voz da Galicia” Jornal, 23 Abril 2019 https://www.lavozdegalicia.es/noticia/carballo/2019/04/23/cpi-cruce-cerceda-participa-siete-proyectos-erasmus-/0003_201904C23C7991.htm

Cerceda TV Channel, 18t Outubro 2018

La voz da Galizia” Jornal, 15 Fevereiro 2020

“La Tribuna” online Newspaper 

Il Gazzettino” Jornal, 14 Fevereiro 2020

EVENTOS PILOTO

ESPANHA, Cerceda, 10 de Junho 2019, organizado pelo CESGA e Escola   O Cruce

PORTUGAL, Vila Nova de Famalicão, 10 de Julho 2019, Organizado pelo CATIM, EditValue, e Agrupamento de Escola de Pinheiro

ITÁLIA , Treviso, 13 de Fevereiro 2020, organizado pela escola Itis Max Planck e T2i

[/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column]

RECURSOS

Como output, este projecto produziu uma série de recursos que estão disponíveis para descarregar.

RECURSOS PRODUZIDOS NO PROJECTO

PARCEIROS

[/vc_column]

CONTACTOS

ENDEREÇO

Rua dos Plátanos, 197

4100-414 Porto,

Portugal

TELEFONE

+351 226 159 061

EMAIL

info@boats4shools.eu